Beleza e cuidado

Esfoliação diária…. sim ou não?

Follow my blog with Bloglovin

Eu podia ser um género de advogada de defesa da esfoliação, pois acho que é importante em todos os aspetos: ao remover as células mortas a pele fica mais recetiva para receber qualquer tipo de tratamento; para quem é fã de autobronzeador permite que a cor fique mais uniforme; etc.

Mas… devemos fazer esfoliação diariamente, particularmente no rosto? Existem efetivamente produtos que referem esse facto na própria embalagem e o que será esperado é que contenham grânulos mais fininhos que sejam menos agressivos e que possam, desse modo, ser utilizados na rotina diária.

Recentemente experimentei o esfoliante da Clean & Clear “3 em 1 antipontos negros” que, tal como outros, refere que é para utilização diária. Posso dizer que quanto à eficácia para os pontos negros é excelente e notamos a diferença desde a primeira utilização. Contudo, os grânulos são grandes (ou pelo menos maiores do que eu esperava), o que tornou a esfoliação diária relativamente agressiva.

Na verdade, a quantidade de células mortas que se produzem por dia não é suficiente para exigir uma esfoliação diária. Por essa razão, idealmente a esfoliação no rosto deverá ser feita uma vez por semana para a pele seca e até duas vezes semanais para a pele oleosa. No que diz respeito à pele sensível, deverão ser escolhidos os produtos adequados e a esfoliação poderá ser feita uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, de acordo com o produto e a fragilidade da pele. No caso deste esfoliante em específico que refere o uso diário, eu utilizo apenas 1 vez por semana e estou satisfeita.

De qualquer forma, quem não quer mesmo dispensar a esfoliação diária, poderá torná-la mais suave, se misturar o esfoliante com a espuma de limpeza, no caso da pele mista ou com o leite de limpeza no caso da pele seca, aplicar na pele humedecida com movimentos circulares e retirar com água de seguida.

Para as mais práticas também existem opções: há esfoliantes que podem ser utilizados simultaneamente no rosto e no corpo como, por exemplo, o da Uriage. Neste caso, aconselha-se a sua utilização no rosto molhado, para que se faça uma esfoliação mais suave, e no corpo seco, de forma a que a esfoliação seja mais eficaz.

 

Dica: A esfoliação deve ser feita preferencialmente à noite, para evitar que a pele fique sujeita à exposição solar logo de seguida.

 

Desejo a todos uma ótima semana.

2 thoughts on “Esfoliação diária…. sim ou não?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s