Beleza e cuidado

Devemos utilizar o mesmo creme ao longo do ano?

Agora que o frio nos começa a abandonar e o calorzinho bom da primavera já se começa a deixar ver (pelo menos nalguns dias), a questão do título já começa a fazer sentido: devemos manter o mesmo creme de rosto todo o ano ou devemos adaptar o cuidado diário à nova estação?

A resposta é simples: idealmente devemos identificar o tipo de pele “no momento” e utilizar os cosméticos mais adequados a esse tipo de pele. Embora haja peles que durante todo o ano se mantenham secas ou oleosas, a verdade é que a estação do ano influencia muito o estado da nossa pele.

Geralmente no inverno a pele tem mais tendência para secar (o vento e o frio removem o sebo à superfície da pele) e no verão tende a ser mais oleosa. A pele oleosa, como vimos aqui, é relativamente mais simples de identificar: o seu brilho e aspeto mais untuoso são bem visíveis. Por outro lado, a pele seca nem sempre é observável (é preciso um elevado grau de secura para isso).

Nas estações mais quentes, o que acontece é que a pele reage ao calor dilatando os poros, transpirando mais (o que a desidrata) e produzindo mais sebo. Por esse motivo, quando o tempo começa a aquecer faz sentido mudar para cremes que tenham versões mais light e frescas, mas que garantam uma boa hidratação.

Em suma, devemos alterar o tratamento de base conforme a altura do ano e consoante as necessidades da nossa pele, o que muitas vezes passa por escolher emulsões no verão e cremes mais nutritivos no inverno.

One thought on “Devemos utilizar o mesmo creme ao longo do ano?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s